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Guia Básico para Fidelização de Clientes com Marketing Digital

24 DE janeiro DE 2018, POR: GABRIEL BACCHIEGA | CATEGORIA: Presença Digital

O relacionamento de uma empresa com o cliente na web definitivamente não termina após a venda
Guia Básico para Fidelização de Clientes com Marketing Digital

Vemos dia após dia inúmeros casos de estratégias de Marketing que são voltadas apenas para a captação de novos clientes, como se a etapa final do processo de vendas fosse essa. Porém, mais do que um consumo rápido, o público hoje não espera apenas participar de um processo de compra: ele quer ter uma experiência positiva com a empresa, além de uma chance de dar o seu feedback e fazer parte de um relacionamento consistente em ambas as partes. Ou seja: é preciso investir na fidelização de clientes
 

Para atingir a fidelização de clientes é preciso planejamento e estratégias bem definidas. Não é como se apenas um bom produto ou serviço fossem suficientes para cativar alguém (muito menos enviar inúmeras mensagens tentando incentivar mais compras).

Preparamos algumas dicas de como cativar seu público-alvo com estratégias de Marketing Digital, de forma em que ele fique confortável e satisfeito com a interação:

 

Comprometa-se na fidelização de clientes

Se a empresa não estiver comprometida a manter uma postura amigável e interessada no seu público, nenhuma estratégia de fidelização será efetiva. Você pode usar, por exemplo, o seu banco de dados para saber quem é seu público-alvo e como produzir campanhas e conteúdos direcionados, afinal, é muito mais efetivo, prático e garantido vender de novo para um cliente do que arrecadar novos.

Fale a linguagem do cliente, ofereça descontos exclusivos quando possível e mantenha uma imagem corporativa identificável. Basicamente, torne visível que a empresa está preparada para ter relacionamento de longo prazo.

 

Dê atenção aos feedbacks do cliente

Recebendo um comentário positivo ou negativo sobre um produto ou
atendimento da empresa em seus meios de comunicação, toda resposta deve ser encarada como um tempo que o cliente reservou para falar de sua experiência. Não tenha medo de críticas ou reclamações, bem como respondê-las. Lembre-se que opiniões externas são muitas vezes a fonte principal de ideias para o desenvolvimento do seu negócio.

Deixe claro que a opinião do cliente é importante para a empresa, enviando e-mails com questionários de avaliação e sempre agradecendo pelo feedback, afinal, deixar claro que a empresa valoriza seu público é o principal fator de confiança neste tipo de relacionamento.

 

Atue fortemente nas redes sociais

Aparentemente o caminho mais fácil para uma empresa se relacionar com o seu público, as redes sociais demandam muito mais estratégia e dedicação do que aparentam. É preciso manter atenção constante com postagens que não prezam somente a venda do seu produto ou serviço, mas também (e principalmente) a aproximação da empresa com o seu público-alvo.

Busque conteúdos interativos, que mostrem a imagem do seu negócio e como as pessoas podem se identificar com ele. Responda comentários amigavelmente, com a linguagem adequada e sempre atendendo as dúvidas dos clientes, caso necessário. Até brincadeiras são uma excelente forma de manter a proximidade!

 

Use o E-mail Marketing estrategicamente

Apesar das redes sociais serem uma nova e eficaz ferramenta da fidelização para os negócios, o E-mail Marketing ainda funciona muito bem para um relacionamento duradouro com o cliente. Um simples e-mail de agradecimento ao cliente pela preferência já é uma forma de relacionamento, porém, é possível ir mais longe.

Como já foi comentado, o envio de questionários de avaliação do produtor e atendimento cria uma relação de confiança entre o indivíduo e a empresa. Disparar ofertas exclusivas para clientes também é uma excelente estratégia, pois mostra diretamente os benefícios de manter a fidelidade com a sua empresa. Você pode também investir em sugestões de compra para o cliente, antecipando o processo de escolha de um novo produto e tornando a sua empresa prioridade no processo de escolha.
 

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