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Storytelling: contar uma boa história pode mudar o seu negócio

29 DE abril DE 2019, POR: LAISA OLIVEIRA | CATEGORIA: Branding

Storytelling: contar uma boa história pode mudar o seu negócio

Storytelling é um termo em inglês que significa, em livre tradução, “contar uma história”. Você pode até pensar: qual a ligação deste termo com a minha empresa? Como isso vai me trazer resultado? Mas, acredite, storytelling pode mudar o modo como as pessoas vêem o seu negócio, fazer com que um produto alcance outro patamar e redirecionar o rumo da sua publicidade. Tudo com o propósito de fortalecer a sua marca e gerar resultados surpreendentes.

Antes de mais nada, é fundamental abrir os olhos e perceber como o mundo funciona. Tudo é história! O ser humano tem a tendência de se envolver a partir de um enredo. É por isso que o cinema transformou-se em uma máquina de sonhos, livros são vendidos e em cada esquina tem alguém contando uma experiência para outra pessoa. Até mesmo este artigo tem um enredo. A questão é: qual história a sua empresa está contando?

Afinal, o que é storytelling?

O ato de contar uma história envolve começo, meio e fim. Estes eventos são conectados com personagem, ambiente, desejo e conflito. Pode parecer muita ficção, mas a união destes elementos tem a função de passar uma mensagem. Para imaginar de forma prática: você com certeza já viu uma propaganda de vídeo, com pessoas interagindo, com uma mensagem de amor, amizade ou coragem e, após despertar algum sentimento no espectador, surge o nome da marca no final. Esta é uma prática comum na publicidade e que também pode ser categorizada como comunicação institucional.

Na publicidade o storytelling pode ser pensado a partir de um problema do público que um produto ou serviço da sua empresa pode resolver. É uma questão de definição da persona e de percorrer o famoso funil de vendas. Sendo assim, a função da empresa é criar uma história que faça com que os possíveis clientes se identifiquem para, então, apresentar a solução.

Existem diversas formas de contar esta história. Tudo depende do direcionamento da campanha ou da sua marca. A Nike, por exemplo, sempre usa o modelo do herói. Suas produções são sempre voltadas para quem vai além do limite, se enche de coragem e, por fim, conquista algo. Marcas de cosméticos tendem a usar narrativas mais românticas e assim por diante.

Se a sua empresa já tem um conceito pronto de acordo com o nome, design e proposta, é possível desenhar narrativas que combinem com isso. Ou então montar uma campanha específica para o lançamento de um produto ou uma linha. Para experimentar o storytelling, comece com um modelo que já vem dando certo há muito tempo no mercado:

  • Uma apresentação.
  • A jornada.

  • A reviravolta.

  • A conclusão.

  É praticamente o modelo de muitos roteiros de filmes, não é mesmo? Comece a observar!

Resultados

Despertar desejo e o emocional dos clientes para gerar resultado não é exclusividade da técnica de storytelling. Vários estudos já comprovaram que as pessoas compram quando se identificam ou quando desejam algo. O marketing, em suas mais variadas vertentes, usa este “despertar” para alcançar resultados. Esta técnica só aflora ainda mais o desejo das pessoas, pois mexe diretamente com sentimentos. Com a consciência de compra crescendo cada vez mais, criar essa identificação com a marca é uma estratégia certeira.

Comunicação institucional

Tudo tem uma história. Até o seu negócio! Nada melhor do que contá-la ao fazer uma comunicação institucional. Seja em vídeo, artigos ou anúncios, mostrar o desenvolvimento da empresa com personagens marcantes faz parte de uma boa construção de imagem, posicionamento de marca e até ajuda a criar uma autoridade na internet. Além disso, também gera valor. Cada pesquisa no Google ou uma busca rápida nas redes sociais, será vista de outra forma por quem quer conhecer seus produtos ou serviços e também produz orgulho para o cliente já fidelizado. 

Quer começar a contar a sua história? Nós fazemos isso para você! Fale conosco.

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