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Marketing de experimentação: o seu produto garante a venda

10 DE abril DE 2019, POR: LAISA OLIVEIRA | CATEGORIA: Estratégia

Marketing de experimentação: o seu produto garante a venda

Muito se fala sobre marketing digital e suas vantagens. Porém, outras formas de fazer marketing ultrapassam a história e são ressignificadas na era tecnológica. Se você nunca ouviu falar de marketing de experimentação, saiba que esta é uma prática antiga muito usada antes mesmo da palavra “marketing” ser escolhida para justificar algumas ações. Além disso, se continua sendo usado atualmente é porque os resultados são sólidos e merecem atenção de alguns ramos de negócio.

Apesar do nome complexo, esta prática é muito simples e conhecida. Imagine-se em uma feira gastronômica: você com certeza vai passar por várias tendas e vai ganhar diversas degustações gratuitas de produtos. Seja um pedaço de fruta, bolo e até alguns petiscos. Este ato de apresentar um produto e só então começar o processo de venda é categorizado como marketing de experimentação. Ao aliar esta prática com uma comunicação estratégica, o resultado pode ultrapassar as expectativas.

A segurança de venda no marketing de experimentação

Ao oferecer uma amostra grátis, degustação ou presente, você passa a creditar o processo de venda na qualidade do seu produto. É a segurança de que se o potencial cliente provar, ele vai comprar o que lhe é oferecido. Não precisa ser uma ação imediata, é apenas a confiança de que em algum momento a marca será lembrada e o consumo será efetivado. Para promover ações deste tipo, é preciso ter certeza absoluta de que o produto ofertado é bom o suficiente para ser convertido em venda.

Você pode estar se perguntando: se o produto realmente é bom, precisa mesmo dar um pouco para o cliente? Analisando o cenário atual do mercado, as pessoas não fazem uma compra isolada. Existe toda uma experiência de consumo. A confiança de ofertar uma degustação pode ajudar muito na consolidação da marca e no lançamento de uma nova linha. O Boticário, por exemplo, é uma grande marca, mas ainda assim, quando lança um novo hidratante faz uma campanha e disponibiliza milhares de amostras grátis. Porque não basta apenas ter um produto bom em mãos e confiar na credibilidade da marca, é preciso estruturar uma campanha que irá repercutir no “boca a boca” e trazer novos clientes pela boa experiência de uma parcela.

Na era do marketing digital

O marketing de experimentação pode – e deve – ser aliado ao digital. Se é o lançamento de uma nova linha, pode ser oferecido uma amostra através de anúncios e de uma landing page para gerar leads. Existem alguns ramos específicos que precisam levar pessoas para o espaço físico do estabelecimento, neste caso vale divulgar um dia para demonstrações de produtos e brindes. Com a páscoa chegando, muitas empresas que vendem chocolates e que tem um espaço de confeitaria, ofertam uma aula show com uma culinarista, dão amostras de chocolates e até alguns cursos para confeitar o que está em alta no momento.

Estas ações rendem vendas para o estabelecimento, mas também geram valor para o cliente e isso é muito importante para transformar uma experiência.

Quer saber mais como transformar a experiência de cada cliente com a sua marca? Fale com a gente!

 


 

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