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Marketing de comunidade: quando o cliente fala pela marca

24 DE outubro DE 2019, POR: LAISA OLIVEIRA | CATEGORIA: Branding

Você tem clientes fiéis? Saiba que eles podem ser agentes da sua marca e formar uma comunidade exclusiva!
Marketing de comunidade: quando o cliente fala pela marca

Lembra do Orkut e das suas comunidades? Elas estão de volta! Em outro formato, mas com a mesma finalidade: unir pessoas que se interessam pelo mesmo assunto. O marketing de comunidade é algo que vem com tudo nos próximos anos, trata-se da identificação da persona do negócio, da nutrição e transformação delas em verdadeiros agentes que defendem uma marca. 

O significado de comunidade pode mudar de acordo com cada contexto em que o termo será inserido. Neste caso, estamos pensando em várias pessoas que se unem pelo mesmo propósito ou interesse. Sabe aquela pessoa que fala bem do seu negócio e indica para amigos e familiares? Ela deveria estar na comunidade da sua empresa, pois com certeza será uma defensora da marca ou a primeira a buscar a resolução de um problema.

Marketing de comunidade: qual o sentido?

Recentemente falamos sobre o volante de vendas, que não basta finalizar um negócio, é preciso encantar seus clientes. De forma geral, as pessoas têm engajado com empresas simplesmente por gostar ou admirar. O encantamento é tanto que elas tornam-se defensoras da marca. 
Para que você possa compreender o que é a comunidade de uma empresa, vamos dar um exemplo: a Nubank, empresa de serviços financeiros, tem a NuCommunity. Um espaço onde a Nubank lança informes sobre a empresa e conteúdo de valor para que os usuários comentem e participem ativamente. É uma espécie de fórum, onde os próprios clientes da marca respondem e podem ajudar a resolver problemas de outros usuários. Também é um lugar para falar sobre melhorias e declarar amor à marca. 
A sua empresa pode ter isso? Claro! Muitas empresas já estão aproximando seus clientes. A sua comunidade pode ser formada em um fórum, em um grupo no Facebook e pode até ser um espaço no site da corporação. Mas não basta formar, é preciso construir! É aí que entra o marketing de comunidade:
  • Defina bem a sua persona.
  • Trabalhe com uma estratégia para colher os dados das pessoas antes de entrar na comunidade.  
  • Produza conteúdo de valor e nutra os participantes.
  • Prepare pautas para discutir com a comunidade. 
  • Esteja aberto para receber críticas e sugestões de melhorias.
  • Tenha sempre um mediador para não permitir que a troca de informações fuja do controle. 
  • É preciso dedicar um tempo para algumas respostas.
  • Interaja com o seu público de acordo com a linguagem da empresa.
  • Mantenha suas redes sociais atualizadas para criar uma ponte até a comunidade.
O marketing de comunidade serve, principalmente, para aproximar as pessoas que gostam dos seus serviços ou produtos e, também, para criar um vínculo entre empresa e cliente. É falar e ser ouvido. Uma conexão. Por isso, é necessário ser rápido e produtivo. Esta é mais uma opção de relacionamento que a internet proporciona.

Estude criar este canal de comunicação com o seu cliente para encantar e engajar! É mais um passo de inovação para o seu negócio. Não sabe por onde começar ou como criar conteúdo de valor para o seu público? Entre em contato com a Clickweb.
 

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que já possuem sites responsivos.

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