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Contratar influenciadores para campanha de marketing?

19 DE setembro DE 2019, POR: LAISA OLIVEIRA | CATEGORIA: Redes Sociais

Entenda como estes profissionais ganharam o mercado e como você pode investir
Contratar influenciadores para campanha de marketing?

Os digitais influencers são a bola da vez do marketing digital. São pessoas que conquistaram sucesso sendo gente como a gente e falando sobre os mais diversos assuntos no YouTube ou Instagram. Mas contratar influenciadores para campanha de marketing vale a pena? Vamos responder essas e outras questões e explicar como esses profissionais conseguiram tanta credibilidade.

Antes de mais nada você precisa entender que esta figura emblemática sempre existiu na internet. São os chamados ‘digital influencer’ ou apenas influenciadores. Como o próprio nome já diz, são pessoas que influenciam comportamento e usam redes sociais, blogs e tumblrs para lançar ideias, filosofias de vida ou apenas compartilhar um tipo de conteúdo que gostam. A diferença entre hoje e os primórdios da internet, é que eles ganharam status e conseguiram fazer com que seus pensamentos virassem uma fonte de renda!

Este boom dos influencers está diretamente ligado com as mudanças da tecnologia, das mídias e do modo como as pessoas compram. Pense no seguinte exemplo: antes você só tinha tv aberta, depois inventaram a tv fechada e você podia ver uma infinidade de coisas, mas você precisava continuar pagando quando viajava ou se programar para assistir em determinado momento. Ainda assim é bom, não é? Então inventaram o serviço de streaming, mais fácil para contratar, mais fácil para cancelar, valor mais acessível e você pode assistir de onde quiser. Melhor ainda! Este é um claro exemplo de evolução. As pessoas querem comprar aquilo que se molda a elas. Estamos em uma era digital: tem espaço para todo mundo. 

Os influenciadores se destacam por isso, são diversos segmentos e pessoas falando sobre muitos assuntos. Cada um do seu jeito. Além do modo específico de produção de conteúdo, ao que se deve atribuir este sucesso? O modo de comprar mudou. As pessoas confiam mais em outras pessoas parecidas com elas do que em uma marca. Eles sabem que o marketing digital vai sempre falar bem de um produto, o influencer é como se fosse a indicação de um amigo próximo. Aqui no Brasil, por exemplo, podemos analisar os dados da pesquisa global Edelman Trust Barometer de 2017, que atesta que 62% dos brasileiros não acreditam em instituições. Este tipo de perfil com certeza ajuda na propagação de influencers, gente como a gente, vendendo para as marcas. 

Então… vale a pena contratar influenciadores para campanha de marketing? 

A resposta é SIM! Vale muito a pena. É a forma como o seu público se relaciona. Mas fique atento: não é porque influencers são quase sempre um sucesso que você pode escolher qualquer pessoa. Não faz sentido contratar uma instagramer vegetariana, ativista da causa animal para fazer propaganda de uma loja não sustentável e investir em mídia fora do Instagram. Aqui vão algumas dicas para você contratar influenciadores para campanha de marketing e bombar!

- Faça um planejamento estratégico. Estipule como será a campanha, quais os meios e quanto será investido de mídia e para o influencer.
- Conheça seu público: é um público que conversa com influencers? Se possível, faça uma pesquisa de mercado ou de opinião. 
- Pesquise qual segmento e quais as especificidades em que seu produto ou serviço a ser divulgado se encaixa. 
- Faça uma lista dos possíveis influencers, destaque aqueles que podem aceitar a sua proposta comercial. 
- Entre em contato com pelo menos três e negocie.
- Peça um mídia kit e algumas métricas para analisar se realmente bate com a sua pesquisa.  
- Encontrou o digital influencer perfeito? Feche os detalhes da campanha! Neste momento é importante ouvir o que o influencer tem a acrescentar ou mudar, pois ele conhece seu público e produz um conteúdo quase que diariamente e pessoal; se perder as características naturais, você perde a campanha.  
- Coloque a campanha no ar e espere os resultados. Após a finalização, façam um levantamento do que deu certo e do que não deu e, por fim, um relatório completo. Todos os dados serão essenciais para a próxima campanha.

Não sabe como encontrar influenciadores para campanha de marketing? Você pode entrar em contato com eles através dos canais oficiais de contato para parceria ou com ferramentas de buscas especializadas! Isso mesmo, muitos estão cadastrados em plataformas, ao contratá-las você pode diminuir a margem de erro da sua campanha. 
 

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