O que é Inbound Marketing e porque investir nesse modelo

03 DE maro DE 2016, POR: EDUARDO MORAIS | CATEGORIA: Inbound Marketing

Diferente do marketing e da publicidade tradicional, o Inbound Marketing atrai, ao invés de interromper, encaixando-se perfeitamente nas necessidades e desejos do cliente nos dias de hoje. Continue lendo no Blog!

O Inbound Marketing é um conceito relativamente novo, que pode ser definido como Marketing de Atração. A concepção do Inbound é fazer com que o cliente espontaneamente localize sua empresa por meio de mecanismos de busca, sites de referência, redes sociais, ao invés de oferece diretamente produtos ou serviços aos clientes, por meio da forma tradicional de marketing.
 
A técnica de Inbound Marketing se encaixa perfeitamente nas necessidades e desejos do cliente nos dias de hoje, pois é cada vez mais normal as pessoas utilizarem os sites de busca para encontrar respostas, como mais informações sobre um produto ou serviço. 
 
Existem inúmeras formas de se praticar esse modelo de marketing, sendo o foco principal produzir e compartilhar conteúdo atraente, que pode ser em variados formatos, como publicação em blog, postagens em redes sociais, produção de e-books, email marketing, vídeos online etc. A utilização de técnicas de SEO e campanhas de links patrocinados também são essenciais para a disseminação desses conteúdos.
 
No Inbound marketing, a relação não se resume apenas entre visitante e cliente, ou seja, as vendas não são “forçadas”, elas ocorrem para quem já conhece a sua empresa, já sabem dos problemas que têm e das soluções que podem ser entregues. O processo se baseia na ideia de conquistar a confiança através de conteúdos relevantes que os educam.
 
Diferente do marketing e da publicidade tradicional, o Inbound Marketing atrai, ao invés de interromper, inclinando-se na melhoria do seu negócio, e não na captação direta de clientes. Por não ser invasivo, o modelo visa a permissão para se comunicar de forma direta, a fim de buscar um relacionamento que possa ser duradouro. 
 
Basicamente, o funil de vendas no Inbound Marketing se divide em:
 

• Visitante: usuário que acabou de acessar o seu site e ainda não compartilhou nenhum dado de contato com a sua empresa;
• Lead: usuário que deixou um contato (email, telefone, nome da empresa etc) como moeda de troca por uma assinatura de newsletter ou por ter baixado algum documento, planilha, catálogo etc. 
• Oportunidade: Leads que após serem educados com o passar do tempo com os conteúdos gerados pela empresa já estão prontos para comprar. Nesse momento é feito a abordagem de venda.
• Cliente: O usuário adquiriu seu produto após consumir os conteúdos educativos do seu site que lhe ajudaram a conhecer melhor sobre o problema que enfrentava e de que forma poderia ser soluciado.

Para construir uma estratégia  de Inbound Marketing, cinco etapas são fundamentais nesse processo de aquisição de clientes: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.
 

• Atração: quanto mais visitantes no seu site, mais chances deles se tornarem leads. A atração deve ser feita através de conteúdo próprio, que os usuários encontram, principalmente, por meio da busca orgânica do Google, em links patrocinados ou em redes sociais;
• Conversão: por meio de uma Landing Page, é feito a coleta de dados em troca de oferta gratuita, como uma assinatura de uma newsletter ou um download de um material educativo. O mais importante é fornecer conteúdo de qualidade, de preferência que ajude a sanar dúvidas e expor problemas que podem ser solucionados com os seus produtos ou serviços.
• Relacionamento: é o momento mais importante para transformar esses leads até o momento da compra. Esse relacionamento pode ser feito através das redes sociais e campanhas de email marketing com as listas coletadas no site.
• Venda: O momento da compra por parte do usuários fica mais fácil após o relacionamento prévio com os leads que se inscreveram nos formulários de contato do seu site. A equipe de vendas deve estar alinhada com o marketing para vender para as pessoas certas.
• Análise: Para aprimorar e desenvolver ações mais efetivas, é extremamente importante examinar cada etapa e identificar o que precisa de ajustes. 

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