Mídias sociais vão movimentar US$ 16,9 bilhões este ano

Fonte: E-commerce Brasil |

O mercado mundial de mídias sociais vai movimentar 16,9 bilhões de dólares em 2012, aumento de 43,1% em relação ao ano passado, prevê o instituto de pesquisas Gartner. Os números indicam que as empresas devem inserir em suas estratégias de negócios redes sociais e mobilidade, recomenda o Gartner.

Nesse ano, a propaganda teve a maior fatia desse segmento, com 8,8 bilhões de dólares, afirma o instituto de pesquisas. Entre 2010 e 2011, a receita de jogos sociais mais que dobrou e deve chegar aos 6,2 bilhões de dólares até o final deste ano.

O Gartner aponta que o uso de mídias sociais está mais maduro no País e que a crescente concorrência entre os players, cada um disputando o tempo de lazer e a atenção dos consumidores, levará ao aumento de novas formas de mídias sociais [baseadas em web e móveis].

“Os sites de mídias sociais continuarão a incorporar técnicas de jogos em suas redes, influenciados pelas oportunidades de lucro que essas ferramentas apresentam. A venda de bens virtuais continuará a ser fonte primária de faturamento”, diz Van Baker, diretor de pesquisas do Gartner.

O Gartner espera que essa tendência tenha um impacto positivo no faturamento das companhias do setor. Alguns dos desenvolvedores de mídias sociais, como Zynga, Gree e DeNA, mudaram para uma estratégia de plataforma aberta, aumentando a conveniência e escolha dos usuários.