O boleto bancário no e-commerce

Autor: Alberto Valle

Fonte: E-Commerce News |

Todo gestor sabe que o boleto bancário no e-commerce é uma das maiores incógnitas em uma loja virtual. Apesar de ser uma das formas de pagamento mais usadas no comércio eletrônico brasileiro, é também a responsável por um número grande de compras não concretizadas. Na maioria das vezes, os novos empreendedores focam suas preocupações na questão das fraudes com cartões de crédito, deixando os boletos bancários em um segundo plano, mas a realidade é que o volume de boletos não pagos pode comprometer seriamento o desempenho do seu comércio eletrônico.

O índice de desistência de pagamento por boleto bancário no e-commerce, em alguns casos pode chegar a 30% ou 40%, o que é um percentual bastante elevado para qualquer negócio. Se a este índice forem acrescentados os carrinhos de compras abandonados, o cenário pode ficar bastante preocupante.
Pagamento por boleto no e-commerce

O fato é que o boleto bancário no comércio eletrônico responde como segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil e por isso devemos encarar o problema de forma direta para que possamos melhorar a taxa de conversão de uma loja virtual.

O receio de uso de formas de pagamento online ainda é um dos grandes incentivos á opção pelo boleto bancário no e-commerce, principalmente entre consumidores com pouca experiência em compras pela Internet. Mesmo com a evolução dos sistemas de segurança no comércio eletrônico, uma grande parcela da população ainda resiste a fornecer seus dados pela Internet. Isso transforma o boleto bancário em uma espécie de porto seguro das formas de pagamento, mas trás sérias consequências para a taxa de conversão das lojas virtuais.
Aumente a taxa de pagamento dos boletos bancários no e-commerce

O pagamento por boleto bancário é um fato no comércio eletrônico brasileiro e não vai mudar tão cedo, por isso vamos encará-lo. Embora o problema seja sério e com potencial para provocar estragos no faturamento de uma loja virtual, algumas medidas simples podem mudar drasticamente a conversão destas compras. Alguns ajustes na conclusão das compras com pagamento por boleto podem provocar um aumento sensível na taxa de conversão.

1 - Botão imprimir boleto em destaque – Grande parte dos boletos que não são pagos, tem como grande causa a dificuldade dos usuários em saber como imprimir o boleto. Por isso, deixe essa ação bem nítida para o usuário.
2 - Pagamento não tão claro assim – Para você pode parecer óbvio que ao fazer uma compra com pagamento por boleto bancário na Internet é preciso imprimir e pagar o boleto, mas para muitas pessoas não é tão óbvio assim. Algumas pessoas acham que irão receber o boleto por e-mail ou até mesmo pelo correio. Deixe claro em sua loja o procedimento correto.
3 - Pagamento por boleto em ambiente próprio – Uma página de fechamento de compra especialmente desenhada para finalizações de pagamento por boleto bancário é uma sulução que apresenta ótimos resultados. Nele você poderá trabalhar as informações de maneira mais adequada, com botões em destaque e sem elementos que possam tirar o foco do cliente.
Algumas medidas complementares para melhorar o desempenho dos boletos

Facilitando a compreensão do processo na hora de confirmar as compras que foram feitas através de boleto bancário no e-commerce, existem outras medidas que certamente irão contribuir para a elevação da taxa de conversão de compras.

1 - Deixe bem claro no e-mail de confirmação de compra que ela somente será válida após o pagamento do boleto e ofereça um link para a impressão ou geração de um novo boleto em caso do vencimento do prazo de pagamento
2 - No mesmo e-mail, ofereça também uma opção para pagamento online, que possui uma taxa de conversão bem maior
3 - Tenha um sistema que lembre ao comprador sobre o vencimento do boleto para tentar recuperar essa venda

Embora problemático, o pagamento por boleto bancário no comércio eletrônico é uma realidade brasileira que não deve mudar tão cedo, portanto é melhor tentar melhorar sua taxa de pagamento para não comprometer o desempenho do seu e-commerce.