Resolução da tela não incide no CTR de anúncios em aparelhos móveis

Fonte: E-commerce Brasil |

Apesar das “propagandas móveis” possuírem melhor performance em tablets que em smartphones, o tamanho da tela não é um bom indicador de CTR, segundo um estudo realizado pela JumpTap, em junho de 2012. O Kindle Fire 7”, por exemplo, ostentava o mais alto CTR no primeiro trimestre deste ano (1,02%) superando o Samsung Galaxy Tab 10” (0,53%). Enquanto isso, o iPad da Apple com tela de 9.7” (0,9%) apresentou CTR muito maior que o Sony Xperia Mini de 2,5” (0,42%). No entanto, a performance varia conforme a marca – as taxas de cliques dos dispositivos da Apple oscilaram entre 0,84 e 0,90%, enquanto os três aparelhos da Samsung tiveram CTRs entre 0,53% e 0,58%.

Preferências por dispositivos móveis variam conforme a faixa etária

O relatório da JumpTap indica ainda que os consumidores da Geração Y, com idades entre 18 e 34 anos, são 23% mais propensos a adquirir um iPad e 16% a não comprar um Kindle Fire. Em contraponto, os compradores com idades entre 45 e 64 anos, estão 3% menos inclinados a comprarem iPads e 19% mais propensos a escolherem um Kindle Fire. Os resultados sugerem que os anunciantes que tentam impactar faixas etárias específicas precisam considerar estas preferências ao elaborar seu plano de mídia.

Vídeos impulsionam anúncios para aparelhos móveis

Enquanto isso, um relatório divulgado pela Medialets, em junho de 2012, revela que apesar de apenas 30% dos aplicativos criados para tablets e 12% para smartphones serem compatíveis com vídeos, o estudo conclui que adicionar este recurso interativo em anúncios voltados para aparelhos móveis pode aumentar a taxa de interação dos consumidores em até 35%. Além disso, uma pesquisa da Rhythm New Media, divulgada no primeiro trimestre deste ano, sugere que a combinação de anúncios de vídeos in-stream e interstitial aumenta em 15% o engajamento do público (de 9,3% para 10,7%), enquanto os botões de mídia social combinados com propagandas in-stream podem impulsionar este engajamento em até 64% (de 0,9% para 1,48%).

Outros dados importantes:

Segundo o relatório da JumpTap, a taxa de cliques em anúncios de restaurantes de comidas rápidas é 9,9% mais alta durante nos sábados e 5,9% maior aos domingos. Diante disso, anunciantes de fast food devem investir mais nos finais de semana e esperar queda nos acessos durante os “dias normais”. Os dados são parecidos com aqueles encontrados em uma pesquisa da Adfonic, a qual descobriu que nos setores em geral os CTRs são 5-10% maior aos finais de semana.

No primeiro trimestre de 2012, anúncios interstitial receberam maior taxa de cliques do que banners expansíveis (3% contra 1,2%), embora o banner tenha recebido maior engajamento.

Usuários gastam em média 20 segundos visualizando banners expansíveis. Conforme o relatório, anúncios desse tipo que incluem vídeos – como um game – podem aumentar o tempo de visualização em mais de um minuto.