Principais ferramentas de gestão no e-commerce

Fonte: Guia do E-commerce |

Em um ambiente cada vez mais competitivo, as ferramentas de gerenciamento no e-commerce ganham cada vez mais importância e se transformam no maior aliado de qualquer administrador de uma operação de comércio eletrônico.

No mundo online, informação é tudo e por isso, sua plataforma de e-commerce e sistemas acessórios precisam lhe passar o maior número de informações possível.

Dispor de boas ferramentas de gerenciamento no e-commerce é fundamental para que você possa acompanhar todos os detalhes da operação e coletar informações que possam ajudá-lo a melhorar o desempenho da sua loja virtual.

As principais ferramentas de gerenciamento no e-commerce

Dispomos de um número cada vez maior de ferramentas de gestão para e-commerce e por muitas vezes isso até chega a causar uma certa confusão, pois na ânsia de conseguir cada vez mais informações, alguns gestores acabam por se perder neste emaranhado de sistemas.

Para facilitar a vida de quem está começando, listamos uma série de ferramentas que consideramos imprescindíveis para a gestão profissional de um e-commerce.

Em primeiro lugar sua plataforma de e-commerce

A primeira grande ferramenta de gestão no e-commerce é a própria plataforma sobra a qual foi construida sua loja virtual. Uma boa plataforma de e-commerce deve oferecer relatórios gerenciais completos, com as principais métricas e KPIs necessárias ao bom gerenciamento de uma loja virtual.

Na hora de escolher sua plataforma de e-commerce é necessário que você questione, além de outros quesitos técnicos, os relatórios oferecidos pelo sistema para saber que tipo de informação você terá a sua disposição. É importante também, verificar a possibilidade de integração da plataforma com outros sistemas de gerenciamento no e-commerce.

Google Analytics – Verdadeiro farol do comércio eletrônico

Indiscutivelmente, o Google Analytics é a mais importante ferramenta de gestão no e-commerce e toda loja virtual precisa ter este sistema instalado. É através do Google Analytics que podemos compreender o comportamento dos usuários em nossa loja virtual e identificar seus padrões de navegação, gostos e preferências.

Além dessas funções, o Google Analytics também oferece um conjunto completo de ferramentas para gestão de negócios no e-commerce. Os relatórios de e-commerce são muito completos e quando você conhece detalhes sobre o funcionamento do GA, não há limites para o que você pode fazer em termos de:

Relatórios de vendas realizadas pela loja virtual
Relatórios de desempenho de produtos

Análise de métricas e KPIs

Além da possibilidade de gerar inúmeros relatórios sobres os indicadores de desempenho no e-commerce, existe também a possibilidade de automatizar estas tarefas, através do envio de e-mails programados contendo os dados destes relatórios.

O que já era bom, ficou ainda melhor. Recentemente o Google lançou a ferramenta Enhanced Ecommerce, que agregou ainda mais funcionalidades às já existentes.

ERP – Enterprise Resource Planning

Outro destaque em termos de ferramentas de gerenciamento no e-commerce fica por conta do ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, ou sistema de planejamento de recursos da empresa.

O ERP no e-commerce tem a função de trabalhar como o sistema centralizador de todas as operações da empresa como:

- Compras
- Gestão de estoques
- Faturamento
- Fluxo de caixa
- Logística
- Fiscal
- Atendimento ao cliente

É o ERP que controla todo o trabalho administrativo e operacional da loja virtual. Devido a sua importância como ferramenta de gestão de e-commerce, é um sistema que precisa ser muito bem analisado, pois irá desempenhar um papel fundamental no dia a dia da empresa.

Ao contratar uma plataforma de e-commerce é preciso prestar atenção se ela possui um sistema desses acoplado ou se pode ser facilmente integrada a um das inúmeras plataformas ERP para e-commerce.

Eficiência com boas ferramentas de gestão no e-commerce

A eficiência dos processos administrativos é um dos diferenciais que pode fazer sua loja virtual no ambiente cada vez mais competitivo em que vivemos, tanto no mundo online quanto offline. Ter uma resposta rápida aos fatores administrativos é uma das principais armas no ambiente negocial moderno e uma das tendências do e-commerce em 2015.

Contar com boas ferramentas de gerenciamento no e-commerce não é uma questão de sofisticação de processos, mas sim uma questão de sobrevivência empresarial.