21 dicas para jovens e aspirantes a empresários

Fonte: CanalTech |



Ser um empresário de sucesso demanda muito trabalho, muita visão e muita perseverança. Estas 21 dicas de empresários que já são bem-sucedidos vão ajudar você a trilhar este caminho mais facilmente.



1. Desafie a si mesmo


Richard Branson diz que sua maior motivação é se manter desafiando a si mesmo. Ele trata a vida como um longo processo de educação universitária, no qual ele pode aprender mais a cada dia. Você também pode!



2. Trabalhe com aquilo que você se importa


Não há dúvida que ter um negócio toma muito tempo. Steve Jobs notou que o único jeito de estar satisfeito em sua vida é fazer algo em que você realmente acredita.



3. Assuma o risco


Nós nunca sabemos quais serão os resultados de nossos esforços a menos que façamos alguma coisa de fato. Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon, disse que isso o ajudou a saber que ele jamais se arrependeria de suas falhas, porém se arrependeria por não ter tentado.






4. Acredite em si mesmo


Como diz a célebre frase de Henry Ford, “Se você acha que pode, ou acha que não pode, você está certo”. Acredite que você pode ser bem-sucedido e você vai encontrar caminhos através de diferentes obstáculos. Se você não acreditar, vai encontrar apenas desculpas.






5. Tenha visão


O fundador e presidente do Tumblr, David Karp, nota que um empreendedor é alguém que tem a visão de algo e o desejo de criá-lo. Mantenha sua visão limpa a todo instante.






6. Encontre pessoas boas


Quem está contigo é quem você se torna. Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, conta que o jeito mais rápido de mudar a si mesmo é começar a se envolver com pessoas que já são aquilo que você quer se tornar.






7. Encare seus medos


Vencer o medo não é fácil, mas é algo que precisa ser feito. Arianna Huffington disse certa vez que desenvolver este destemor foi como trabalhar um músculo: quanto mais ela exercitava isso dentro dela, mais forte se tornava.






8. Tome atitudes


O mundo está cheio de boas ideias, mas o sucesso vem apenas por meio da ação. Walt Disney disse uma vez que a maneira mais fácil de iniciar algo é deixar de apenas falar e começar a agir. Isso vale também para o seu sucesso.






9. Faça a hora


Ninguém tem sucesso de maneira imediata e todo mundo já foi iniciante algum dia. Como Steve Jobs sabiamente colocou, “se você olhar bem, a maioria daquilo que se torna sucesso da noite para o dia levou um longo tempo para acontecer”. Não tenha medo de investir tempo em sua companhia.






10. Gerencie a sua energia, não o seu tempo


Sua energia limita aquilo que você pode fazer com o seu tempo, então gerencie-a de forma sábia.






11. Crie uma grande equipe


Ninguém obtém sucesso nos negócios sozinho e aqueles que tentam vão perder uma grande equipe a todo instante. Crie sua própria grande equipe para reforçar o seu sucesso.






12. Contrate alguém pelo caráter


Conforme você monta a sua equipe, contrate pessoas de caráter e valor. Você sempre pode treinar as habilidades de alguém, mas não pode encaixar os valores de alguém em sua companhia depois de tudo feito.






13. Planeje o levantamento de capital


Richar Harroch, um capitalista de risco, tem o seu conselho para empresários iniciantes: “É quase sempre mais difícil levantar capital do que você pensou que seria e isso sempre leva mais tempo. Então, planeje-se para isso”.






14. Conheça seus objetivos


Ryan Allis, cofundador do iContact, apontou que ter seu objetivo em mente todos os dias garante que você está trabalhando em direção a isso. Defina seus objetivos e lembre-se deles todos os dias.






15. Aprenda com seus erros


Muitos empresários apontam seus próprios erros como sendo seus melhores professores. Quando você aprende com os seus erros, você se move para mais perto do sucesso — mesmo que você tenha falhado inicialmente.






16. Conheça seu cliente


Dave Thomas, o fundador do Wendy's, citou o conhecimento sobre os seus clientes como uma de suas três chaves para o sucesso. Saiba quem são aqueles a quem você serve melhor do que ninguém e você estará apto para entregar as soluções das quais eles necessitam.






17. Aprenda com as reclamações


Bill Gates disse certa vez que seus consumidores mais infelizes são as melhores fontes de aprendizado. Deixe os clientes insatisfeitos ensinar a você onde estão as falhas em seu serviço.






18. Peça a opinião de seus clientes


Assumir por conta aquilo que seus consumidores querem ou precisam nunca leva ao sucesso. Você deve perguntar a eles diretamente e, então, ouvir atentamente o que eles dizem.






19. Invista sabiamente


Quando você gasta dinheiro em seu negócio, é preciso ter cuidado para fazer isso de maneira inteligente. É fácil gastar muito em coisas inúteis e ficar sem capital rapidamente.






20. Entenda o seu mercado


Tony Hsieh, o fundador do Zappos, falou certa vez: “Não jogue jogos que não entende, mesmo se você ver várias outras pessoas fazendo dinheiro com isso”. Entender de verdade o seu ramo de negócio é a chave para ter sucesso.






21. Entregue mais do que o esperado


Larry Page, do Google, encoraja empresários a entregar mais do que o cliente espera. É um jeito bem interessante de ser notado em seu ramo de negócio e de construir uma legião fiel de defensores.